quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Breve História do Metrô Fluminense

Mapa do metrô de 1968:
Linha 1:
Penha, passando por Zona Oeste, Méier, Saes Peña, Carioca, Glória até Jardim de Alah.
Linha 2: Pavuna a Niterói, vinha Triagem, Mangueira, Central e Carioca.



Mapa do Metrô dos anos 70:
Só tinha a Linha Prioritária: Uruguai -> Jardim de Alah.
Estações Saes Peña, Engenho Velho, Afonso Pena, Estácio de Sá, Cidade Nova, Central, Presidente Vargas, Uruguaiana, Largo da Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Marquês de Abrantes, Botafogo, Mourisco, Leme, Lido, Siqueira Campos, Raimundo Corrêa, Miguel Lemos, General Osório, Nossa Senhora da Paz e Jardim de Alah.

Cronologia:
1947
- Primeiro Estudo sobre o Metrô do Rio de Janeiro.
1966 - Criado Grupo de Trabalho para a construção do Sistema metroviário.
1968 - Fundação da Companhia Metropolitana do Rio de Janeiro.
1970 - Início das obras das Linhas 1 e 2.
1971 - Primeira paralisação das obras por falta de verbas.
1975 - Retomada das obras das Linhas 1 e 2.
1979 - Inauguração do Metrô com as Estações da Linha 1 (Praça Onze, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória).
1980 - Inauguração das estações da Linha 1 Uruguaiana e Estácio.
1981 - Inauguração das estações da Linha 1 Carioca (Linhas 1 e 2), Catete, Morro Azul (Flamengo), Botafogo e Largo do Marchado e da Linha 2 Estácio, São Cristóvão e Maracanã.
1982 - Inauguração das estações da Linha 1 Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saes Peña.
1983 - Inauguração das estações da Linha 2 Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma e Irajá.
1987 - 2a Paralisação das obras por falta de verbas. Pelo mesmo motivo, a Estação Irajá foi fechada.
1988 - Inauguração da Estação Triagem (Linha 2).
1991 - Inauguração da Estação Engenho da Rainha (Linha 2).
1994 - 3a Paralisação das obras por falta de verbas.
1995 - Surge o projeto da Linha 3 ligando Itaboraí, São Gonçalo e Niterói à Estação Carioca, que precisaria ser ampliada.
1995 - Surge também o projeto da Linha 4 com as seguintes estações: Alvorada, Barra Shopping, Parque das Rosas, Downtown, Barra Point, Jardim Oceânico, Praia do Pepino, Fashion Mall, PUC, Praça Santos Dumont, Jardim Botânico, Hospital da Lagoa, Maria Angélica, Humaitá, Largo dos Leões, Botafogo, Laranjeiras e Carioca. Também surge o projeto da Linha 4A ligando as estações Botafogo, Rio Sul e Urca.
1996 - Inauguração das Estações da Linha 2 Tomás Coelho e Vicente de Carvalho.
1997 - Privatização do serviço do Metrô.
1998 - Inauguração das Estações da Linha 1 Cardeal Arco Verde e da Linha 2 Pavuna, Acari-Fazenda Botafogo, Engenheiro Rubens Paiva, Coelho Neto, Colégio e reinauguração da Estação Irajá.
1998 - Licitação da Linha 4 (Estações Morro de São João, Largo dos Leões, Humaitá, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico).
1998 - Surge o projeto da Linha 1B com ampliação da Estação Botafogo e Cardeal Arco Verde e as inaugurações de Real Grandeza, Leme, Constante Ramos, Arpoador e Praça Nossa Senhora da Paz.
1998 - Também aparece o Projeto da Linha 1D com as Estações Uruguai, Muda e Usina.
2002 - O Rio ganha os Jogos Pan-Americanos de 2007 com promessa de construção de parte da Linha 5: Galeão, Ilha do Fundão, Rodoviária Novo Rio, Carioca e Santos Dumont. A Linha 5 seria concluída posteriormente com as estações Cocotá e Jardim Guanabara.
2003 - Inauguração da Estação Siqueira Campos (Linha 1).
2004 - Surge o projeto da Linha 6 com as estações Galeão, Penha, Vila da Penha, Irajá, Madureira Shopping, Campinho, Taquara, Jacarepaguá, Cidade de Deus, Casa Shopping, Via Parque, Hospital Lourenço Jorge e Alvorada. Também aparece a Linha 6A com as estações Bonsucesso, Olaria e Penha.
2006 - Projeto de Expansão da Linha 2 para o subúrbio com as estações Vila Rosali, Agostinho Porto, Coelho da Rocha e Belford Roxo.
2006 - Projeto da Linha 2A (Trevo das Margaridas, Avenida Brasil e Colégio).
2006 - Projeto da Linha 1B (Praça Sachet, Grajaú, Barão do Bom Retiro e Méier);
2006 - Estado deseja expandir a Linha 2 até Barcas e concluir a estação Rio Sul (Linha 1).
2006 - Governo deseja construir primeiro trecho da Linha 3 com as Estações Praça Araribóia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarin e Guaxindiba.
2007 - Inauguração da Estação Cantagalo (Linha 1).
2007 - O Rio de Janeiro organiza os Jogos Pan-Americanos sem que nada tenha sido feito pela Linha 5.
2008 - Surge o projeto da Linha 1A.
2009 - Sites de Niterói divulgam a Linha 7 que teria as estações Praça Araribóia, Centro, Ingá, Icaraí, São Francisco, Viradouro, Pendotiba, Piratininga e Itaipu; Projeto do Metrô de Macaé.
2009 - A Brascan, dona do Rio Sul, anuncia que vai financiar Estação Morro de São João, que passará a se chamar Estação Rio Sul.
2009 - O Rio de Janeiro ganha direito à Olimpíada e estado promete construir a Linha 4. Estado muda Linha 4 e obra para a Olimpíada terá estações Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Leblon, Jardim de Alah, Praça Nossa Senhora da Paz e General Osório.
2009 - Inauguração da Estação General Osório (Linha 1); e inauguração da Linha 1A (juntando a Linha 2 com a Linha 1).
2010 - Início das obras da Linha 4 e do metrô de Macaé.
2011 - Início das obras da Estação Uruguai (Linha 1).

Futuro Próximo:
2013 - Inauguração da Estação Uruguai.
2015 - Inauguração da Linha 4 do governo com as estações General Osório, Praça Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Praça Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.
2016 - Inauguração da Estação Gávea da Linha 4.

Obras em Andamento:
* Linha 1: Estação Uruguai.
* Linha 4: Estações Jardim Oceânico e São Conrado.

Obras a ponto de começar:
* Linha 4 do Governo: Nova Estação General Osório.

Obras em Estudo:
* Linha 4 do Governo: Estações Praça Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Praça Antero de Quental e Gávea.

Obras Embargadas pelo TCU:
* Linha 3: Estações Praça Araribóia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trinidade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba.

Obra Pronta e Nunca Utilizada:
* Linha 2: Estação Carioca.

Falta Apenas Construir a Estação:
* Linha 1: Estação Morro de São João.

2 comentários:

  1. Conclusão que se tira depois dessa história triste: muito se gasta com estudos e projetos inúteis e pouco com o que realmente interessa...

    ResponderExcluir