domingo, 29 de janeiro de 2012

R$ 0,55 por Viagem de Metrô

Claro que não é no Rio. É em Buenos Aires. Todos sabem que o metrô de lá é muito melhor que o daqui. Resolvemos atualizar nosso post de 2010 sobre o metrô da capital argentina.

Na Argentina, é possível comprar um bilhete de dez viagens por 11 Pesos. Isto é equivalente a 1,10 Peso por viagem. Com a cotação de Janeiro de 2012, isso seria equivalente a menos de R$ 0,55 por viagem.


Passagem de Metrô É Cara no Rio

A passagem do metrô no Rio de Janeiro custa R$ 3,10, mais de cinco vezes o preço que se paga no país vizinho. Lá se anda por 76 estações de 6 linhas. Aqui temos uma linha e meia e menos de 50 estações.

Outra dado que impressiona: o metrô deles ficou pequeno. Pelo menos eles acham isso, apesar de ser muito maior que o nosso. O que fazer? Expandir. O governo federal argentino está construindo seis novas estações numa cidade que não é olímpica?

Peraí, o Rio é uma cidade olímpica, tem o metrô muito menor que Buenos Aires, e está fazendo o mesmo número de estações para os Jogos de 2016? É isso mesmo.

mapa metro buenos airesPor que somos tão incompetentes?


As Estações em obras

Linha A

Carabobo não será mais o ponto final. Duas novas estações estão sendo construídas, levando o metrô mais para o sudoeste da cidade. São elas San José de Flores e San Pedrito, que será a nova estação terminal. Sem previsão de inauguração.


Linha B

Los Incas deixará de ser a estação terminal. Echeverría e Juán Manoel de Rosas estão em construção. A segunda será o novo fim de linha. Inauguração prevista para Março de 2012.


Linha E

A Linha E ganhará três estações e terminará em Retiro, com baldeação para a Linha C. As outras construções são as Estações Correo Central e Catalinas. Inauguração prevista para Março de 2012.


Linha H

A nova estação terminal, ao sul da Linha H, será Hospitales e não mais Parque Patricios. Inauguração prevista para maio de 2012.


E não será só isso. O congresso argentino aprovou uma lei que obriga o estado a expandir mais ainda o metrô de Buenos Aires. A Linha H deve continuar cortando as demais linhas para o Norte e para o Sul. No mínimo, duas novas estações para o norte estão previstas. A Linha F deverá sair do papel com 13 estações, a Linha G com 15 e a Linha I com 9. As três novas linhas terão um total de 27,7 quilômetros de extensão.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Como Ficará a Linha 4?

futuro da linha 4 metro rioEm dezembro de 2015, a Linha 4 será inaugurada para testes, que deverão durar entre dois e seis meses. Repare no mapa como ficará a Linha 4 depois do fim das obras. O Y da Gávea será mantido e o metrô vai terminar sua viagem na Estação Jardim Oceânico.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Estação Gávea

projeto estacao gaveaA Estação Gávea será inaugurada também em Dezembro de 2015.


Detalhes da Estação Gávea ainda Estão Indefinidos

A primeira decisão tomada pelo governo é que ela ficará no estacionamento da PUC. Quem mora na Praça Santos Dumont terá que andar bastante para chegar até lá. A Gávea deveria ter duas estações de metrô, mas preferiram fazer uma só.

Não está definido se a Estação Gávea já nascerá com duas plataformas para receber trens de duas linhas diferentes. Apesar desta dúvida, o metrô vai construir parte do túnel para uma futura ligação com outra linha. Repare no Y da imagem.

A Estação Gávea com duas plataformas é essencial para os projetos da Linha 1 circular (futura ligação com a Estação Uruguai) e com a Linha 4.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Estação Jardim Oceânico

projeto estação jardim oceânicoComeçou 2012 para este blog. Publicamos aqui o projeto da Estação Jardim Oceânico, que terá dois acessos, um de cada lado da Avenida das Américas.

Esta não pode ser estação terminal. O metrô precisa seguir até a Alvorada, onde poderia se encontrar com a futura Linha 6.