sábado, 31 de agosto de 2013

O Acesso da Lagoa ao Metrô do Rio

mapa acesso lagoa metro
O acesso pela Lagoa à Estação General Osório 2 do Metrô do Rio está sendo construído. O passageiro que entrar por este acesso caminhará cerca de 500 metros até chegar à plataforma de embarque e desembarque. Sua entrada ficará próxima às águas da Lagoa e não perto dos prédios. O túnel deste acesso continua sendo escavado e só deverá chegar ao seu destino em março de 2014.


Jet Ground Sendo Utilizado

obra estacao general osorio 2O método de construção será o jet ground em toda a área para reforçar o piso da Lagoa e criar a passagem. Ela foi concebida como ventilação para a obra, mas será utilizada por pessoas no futuro, o que é um grande ponto positivo aos moradores da região. As encostas da montanha foram totalmente preparadas e os prédios na área nunca tiveram tanta segurança em relação às quedas de pedras.

Na foto do mapa, a linha laranja vertical na parte de cima é para a ventilação e posterior acesso à Lagoa; a azul e laranja é a Estação General Osório 2; a cinza é a General Osório 1, que já está pronta e voltará a funcionar em Novembro se não houver atrasos.

Na foto de baixo, à direita, é possível ver a chegada dos passageiros vindos da Lagoa na futura estação.

As fotos foram gentilmente cedidas pela SAC - Sociedade Amigos de Copacabana. 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

4º Projeto de Cabral para a Linha 3 Acabará com Metrô

Sérgio Cabral odeia o metrô! Ele pode até negar isso mas suas ações correspondem exatamente ao contrário.

Em relação à Linha 3, ele promete fazê-la desde seu primeiro mandato. Já até recebeu parte da verba da União para isso, mas suspeitas de superfaturamento impediram a obra de começar. O Governo primeiro se manteve fiel ao projeto original de ligar Itaboraí a São Gonçalo e a Niterói. Depois cortou parte das estações. Voltou atrás mais uma vez. Mas esta semana anunciou um plano bizarro de se construir monotrilhos em vez da Linha 3 do Metrô.


Protestos contra o Projeto

Com tantos protestos no país desde maio, este blog vai apoiar toda e qualquer manifestação pacífica contra esta loucura do Governador de transformar a Linha 3 em monotrilho. A população destas cidades precisa se deslocar diariamente até o trabalho. Não estamos na Disney para passear me monotrilhos!


Os 8 Erros do Governador que Destruíram o Metrô em menos de 8 anos de Governo

  1. Construiu a Estação General Osório no local errado para evitar desapropriações na Zona Sul.
  2. Em vez de concluir a Linha 2 com as construções da Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca, optou por construir a Linha 1A através da inútil Estação Cidade Nova.
  3. Sem concluir a Linha 2, não pôde estendê-la até a futura Estação Belford Roxo.
  4. Abandonou o projeto de conclusão da Estação Morro de São João.
  5. Decidiu construir uma segunda Estação General Osório, desta vez, no lugar certo.
  6. Cancelou o projeto original e licitado da Linha 4 indo contra a grande maioria dos especialistas para fazer sua própria Linha 4, que nada mais é do que o esticamento das Linhas 1 e 2 até a Zona Oeste.
  7. Não construiu a Linha 3 e quer transformá-la em monotrilho, em vez de metrô.
  8. A Estação Uruguai foi construída a 150 metros da Rua Uruguai, onde originalmente foi planejada.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

VLTs no Lugar da Linha 7

mapa vlts metrô niteroiA Prefeitura de Niterói encomendou um estudo de viabilidade econômica para implantar bondes VLTs em Charitas, Centro, Icaraí, Ingá, São Francisco e Santa Rosa. Grande parte de seu traçado era da planejada Linha 7 do metrô fluminense.

Nada contra VLTs mas eles deveriam ser complementares ao metrô. Nada substitui o transporte de massa que tira veículos das ruas.

Niterói é uma grande cidade, já foi capital do antigo estado do Rio de Janeiro e deveria receber as Linhas 3 e 7 do metrô.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Operação do Metrô a Partir de 2016

operaçao metro rio 2016
Eis a operação prevista para o metrô do Rio de Janeiro a partir de 2016.

A última proposta do Metrô Rio prevê a Linha 1 indo da Estação Uruguai até a Estação Jardim Oceânico sem passar na Estação Gávea. A Linha 2 sairia da Estação Pavuna e iria até a Estação General Osório.

A Linha 4 seria dividida em duas. A Linha 4A sairia da Estação General Osório até a Estação Gávea. Já a Linha 4B sairia da Estação Gávea e iria até a Estação Jardim Oceânico.

Lembrando a todos que a Estação Gávea será construída para receber duas linhas e que esta simulação da futura operação ainda não é definitiva.

sábado, 3 de agosto de 2013

Movimento Metrô Linha 3 Eu Quero

Uma Comissão Mista formada por vereadores de São Gonçalo e representantes da sociedade civil criaram o Movimento Metrô Linha 3 Eu Quero.


População Espera pela Linha 3

As manifestações de junho mostram que a população de São Gonçalo precisa com urgência de um meio de transporte de massa na cidade. A primeira reunião foi realizada no dia 26 de Abril de 2013 e daí por diante várias entidades se uniram por uma causa: O início das obras da Linha 3.

Com exceção da Ligação entre Niterói e Rio de Janeiro, a Linha 3 tem planejada 16 estações em três municípios (Niterói, São Gonçalo e Itaboraí) e dois pátios de manutenção.

As estações seriam: Praça Araribóia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada Quarenta, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Nova Cidade, Alcântara, Jardim Catarina, Guaxindiba, Itambi e Visconde de Itaboraí.

Os pátios de manutenção seriam em Barreto e em Guaxindiba.

Ao todo, a Linha 3 neste projeto teria 22 quilômetros.