terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Administradora do Rio Sul Quer Saber o Preço da São João

A Brascan, administradora do centro comercial Rio Sul, quis saber o preço de construir a Estação Morro de São João. A notícia foi publicada pelo O Globo em 04 de Abril de 1989.

Fernando MacDowell, ex-diretor de planejamento do metrô, estimou que o custo na época estava entre US$ 35 e US$ 40 milhões.

Em 1989, o metrô estava construindo a ligação entre a Estação Botafogo e a Estação Cardeal Arco Verde.

Este é o último post do ano. Feliz 2014!

sábado, 21 de dezembro de 2013

"Tatuzão", um Avanço Tecnológico

O Tatuzão, que foi utilizado pela primeira vez no mundo em 1824, e que já era utilizado no metrô de São Paulo, foi montado em 40 dias pela construtora Camargo Corrêa, noticiou O Globo em 26 de Fevereiro de 1989.

A falta de verbas para as obras do metrô já afetavam o ritmo das construções. O tatuzão já deveria ter começado a escavar a Linha 2 há alguns meses.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Obras do Rabicho Já Estão Tomando Forma

Em 15 de Novembro de 1988, o pátio de manobras e garagem de trens do metrô na Tijuca começava a ganhar forma, segundo O Globo. Nesta época os trilhos eram colocados no buraco do metrô, que começou a ser construído anos antes.

O nome desta pátio de manobras ganhou o apelido de "Rabicho da Tijuca" e ficaria entre a Estação Saes Peña e a futura Estação Uruguai.

Infelizmente, em 2011 começaram a construir a Estação Uruguai no lugar do rabicho. A estação ficou pronta em 2013 e será inaugurada em 2014.

O ano de 1988 foi bastante positivo para o metrô após seis anos de crise. As obras da Linha 1 e Linha 2 foram retomadas pelo Governador Moreira Franco.