terça-feira, 30 de junho de 2015

Cronograma da Linha 3

1968: Projeto original do metrô prevê uma ligação entre a Estação Carioca e a Estação Praça Araribóia.

1987: Presidente do Metrô Rio, Marcelo Siqueira, anunciou que o metrô chegaria a Niterói.

1998: Jornal O Dia divulga como funcionará o metrô entre Rio, Niterói e São Gonçalo.

1999: Em Setembro, o Governo do Estado anunciou planos de expandir a Linha 2 até a Estação Praça XV e de lá fazer a ligação metroviária com a Estação Praça Araribóia.

2000: Em Março, Detalhes da expansão metroviária para Niterói e São Gonçalo são divulgados.

2002: A Governadora Rosinha Garotinho divulgou projeto da ligação metroviária entre a Estação Carioca e a Estação Praça Araribóia. De lá o metrô seguiria até a Estação Guaxindiba. Licitação é feita para a construção da Linha 3.

2007: Linha 3 foi dividida em Lotes: Lote 1: Estação Guaxindiba à Estação Praça Araribóia; Lote 2: Estação Carioca à Estação Praça Araribóia; Lote 3: Estação Guaxindiba à Estação Centro de Itaboraí. Estado conseguiu que obra constasse no orçamento da União.

2008: Governo Federal repassou cerca de R$ 63 milhões ao Estado do Rio para a construção do primeiro lote da Linha 3 e Governo anunciou início das obras para o fim do ano.

2009: Em 11 de Abril, O Globo construções irregulares sobre o traçado da Linha 3.

2009: Em Junho, Governo do Estado anunciou que a Estação Praça Araribóia será multimodal com terminais de ônibus, barcas e metrô.

2009: Em Outubro, Governo adia obras que deveriam ter começado no primeiro semestre de 2009 para 2010.

2009: Em Dezembro, a Comissão Mista de Orçamento bloqueou repasses federais para a Linha 3 por "sobrepreço".

2010: Em Abril, o Convênio com o Ministério das Cidades foi aprovado mesmo com o projeto da obra sob suspeita de irregularidades.

2010: Em Maio, o Governo Estadual começou a limpar o terreno da Linha 3 e remover as construções irregulares na via.

2010: Em Julho, O Globo denunciou novas obstruções e construções sobre a antiga linha férrea, que dará lugar à Linha 3.

2010: Em Agosto, o Governo do Estado desobstruiu novamente o caminho da Linha 3. O Tribunal de Contas da União bloqueou novamente repasses ao Governo Federal ao Governo Estadual para a construção da Linha 3 devido à irregularidades no contrato, como falta de projeto e falta de previsão de pagamento de CPMF.

2010: Em Novembro, o Tribunal de Contas da União recomendou que o Congresso Nacional não libere recursos para a Linha 3, pois o projeto básico dela é deficiente e desatualizado. O projeto não tinha estrutura de custos nem detalhamento de preços.

2011: Em Janeiro, o Governador Sérgio Cabral anunciou que um monotrilho substituirá o metrô na Linha 3.

2011: Em Abril, Governo Estadual apresentou novo projeto para a Linha 3 com apenas 14 estações e 10 quilômetros a menos que o traçado original.

2011: Em Setembro, Governo Estadual divulgou videos com o projeto da Linha 3.

2011: Em Outubro, a Petrobrás anunciou um investimento de R$ 400 milhões para viabilizar a construção da Linha 3.

2011: Em Novembro, foi divulgado o projeto da Estação Praça Araribóia. Pelo metrô chegar pela superfície e pela estação ser muito próxima da Baía de Guanabara, ela invibializaria uma ligação subaquática com o Rio de Janeiro.

2012: Em Maio, o Governo Federal liberou R$ 1,2 bilhão para as obras da Linha 3. A previsão que o trecho entre a Estação Barreto e a Estação Alcântara entraria em operação em 2014. Também em Maio, O Globo denunciou novamente obras sobre o traçado da Linha 3. Desta vez feitas pela Prefeitura de São Gonçalo.

2012: Em Junho, o Banco do Brasil anunciou um empréstimo ao Governo Estadual para a Linha 3. O início das obras estava previsto para Dezembro de 2012.

2013: Previsão de 2007 de inauguração de 14 estações da Linha 3.

2013: Em Maio, vereadores e representantes de entidades representativas de São Gonçalo exigiram o início das obras da Linha 3.

2013: Em Julho, foi fundado o Movimento Metrô Linha 3 Eu Quero.

2013: Em Agosto, o Governador Sérgio Cabral anunciou um novo projeto para a construção da Linha 3, com as estações previstas originalmente mas com monotrilho em vez de metrô.

2014: Em Novembro, o Governador Pezão anunciou que iria construir a Linha 3.

2015: Em Março, foi divulgado pelo Governo Estadual que um projeto de corredores de ônibus poderia substituir o metrô.

2015: Em Abril, novas fotos mostram que traçado da Linha 3 continua obstruído e abandonado.

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