quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Com Cara de Cidade Subterrânea

 A Estação Carioca foi projetada para abrigar três áreas interligadas: as plataformas da Linha 1, as plataformas da Linha 2 e a Cidade Subterrânea.

A Linha 1 está em operação desde 1981.

A Linha 2 jamais ficou pronta.

A Cidade Subterrânea é tímida mas funciona. No primeiro andar, onde estão as bilheterias, há diversas lojas de diversos segmentos.

O segundo subsolo é bastante ocioso porque as plataformas da Linha 2 não foram concluídas e por isso milhares de pessoas não circulam por onde deveriam circular. Mesmo assim, o espaço que já abriu uma faculdade, agora abriga uma academia de ginástica.

Imagina quando a Linha 2 for inaugurada na Estação Carioca...


16 comentários:

  1. Será que teremos a linha 2 concluída e com 8 carros??ou será mais uma promessa de outras muitas???.
    Concluída está obra, a estação central teria em seu horário de pico uma redução na sua espera? Visto que temos q esperar linha 1/linha 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, hoje as duas linhas trabalham com intervalos de 6 minutos o que, simploriamente falando, resulta em 3 minutos no trecho comum às 2 linhas. Nos estudos iniciais a linha 1 deveria operar com trens de 6 vagões e 60 segundos de intervalos entre composições. Se o governo do Estado retomasse o projeto original, a linha 2 seria servida por trens de 8 vagões a cada 100 segundos, e a espera na Central seria menor do que é atualmente.

      Excluir
    2. A promessa do Governo é de concluir a Linha 2. A decisão operacional de utilizar 8 carros é da concessionária.

      Excluir
    3. Exatamente, Flavio. A decisão de operar com 8 carros caberá à concessionária. Será que teremos carros suficientes para isso, considerando até lá a abertura da Linha 4 e a expansão da Linha 2?

      Excluir
  2. NA MINHA OPINIÃO SERIA MUITO MAIS ÚTIL UNIR NITERÓI AO LARGO DA CARIOCA ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, o projeto sempre foi este. Entre a Estação Carioca e a Estação Praça Araribóia apenas a Estação Praça XV.

      Excluir
  3. Mas se a obra de clusão da linha 2 é de grande importância para o metrô do RJ, já falado em outras matérias aqui, como ainda está no papel?e essa linha 1A q a meu ver é boa parte desse problema pode ter sido connstruida, será que nao fazem estudo de viabilidade, parece até sacanagem.
    Agora corre o risco da estação cidade nova ficar largada e toda a sua estrutura abandonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunte isso ao Governo. Em relação à Estação Cidade Nova, ela deverá ser desativada.

      Excluir
  4. Miguel, já é sabido por todos que debaixo da estação da Carioca tem uma outra plataforma parcialmente pronta só q abandonada. Mas o quanto ela esta pronta?

    A estação em si aonde as pessoas esperariam o Metro ja esta pronta so faltando acabamento ou nem isso? E segundo mtas fontes, o tunel q vai até a Cruz Vermelha ja esta pronta tb e o buraco aonde ficaria a estação tb.

    Queria saber o quanto de td isso ja esta pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está semi-pronta desde 1981. Apenas cerca de um terço da plataforma foi feito. Nada além disso. O túnel para a Estação Cruz Vermelha nunca foi escavado. Clique em Linha 2 neste blog e leia mais sobre ela.

      Excluir
    2. É importante entender, Bernardo, que as obras civis de uma plataforma de metrô escavado por tuneladora só podem ir até um certo ponto, antes da tuneladora chegar na estação. E só podem ser concluídas depois que a tuneladora passa, na continuação da sua escavação.

      Excluir
  5. Já li em algum lugar que a Carioca seriam 3 linhas e esse are a de cidade subterrânea é uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A Estação Carioca que já se encontra construída era para receber a Linha 1, a Linha 2 e ter a Cidade Subterrânea.

      No entanto, os projetos mais aceitos para as Linhas 4 e 5 prevêem uma expansão da Estação Carioca.

      Excluir
  6. Já li em algum lugar que a Carioca seriam 3 linhas e esse are a de cidade subterrânea é uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A Estação Carioca que já se encontra construída era para receber a Linha 1, a Linha 2 e ter a Cidade Subterrânea.

      No entanto, os projetos mais aceitos para as Linhas 4 e 5 prevêem uma expansão da Estação Carioca.

      Excluir